sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Ato público da Rede Rio, o que disseram nossos parlamentares


Parece que foi ontem, mas lá se vai uma semana do ato público que marcou o início do 2º Congresso Estadual da Rede Rio.
Naquela sexta-feira tivemos uma manhã realmente especial, onde apresentamos nossos parlamentares aos filiados, filiadas e simpatizantes, num ato público recheado de música e poesia.
Por volta do meio dia a Escadaria Selarón já estava com um dos seus patamares inteiramente tomado pelos enredados e enredadas de todo o Estado do Rio de Janeiro e após as intervenções musicais e poéticas, algumas personalidades importantes dessa nossa luta vieram saudar os participantes, caso da nossa querida mais nova porta-voz da Rede Rio, professora Ana Paula.



Logo em seguida, o vereador Marcio Garcia foi quem fez sua saudação, falando da importância de se renovar a esperança de encontrar na política um caminho para o diálogo e o debate de ideias que possam melhorar a sociedade e o mundo em que estamos vivendo.
Falou ainda sobre a falta de segurança nas ruas do Rio de Janeiro, citando inclusive que esta situação se arrasta ao longo do tempo e que é necessário repensar toda a lógica e conceito de segurança pública através do debate franco e aberto, abandonando velhos conceitos que não levaram a solução destes problemas.
Ao final, reconhece ter encontrado na Rede o instrumento ideal para possibilitar este tipo de debate.



Dr. Julianelli começa sua saudação falando sobre o sonho que estava escondido, que a partir daquele momento começamos a compartilhar e da responsabilidade de espalharmos este sonho por todo o Brasil. O sonho que pense na educação pública de qualidade, que combata o Estado Mínimo que se quer implantar no Estado do Rio de Janeiro, com a privatização da Saúde, da Educação e da Segurança Pública. Um sonho contra este modelo de militarização nas comunidades em detrimento das políticas públicas que o Estado deveria realmente prover.
Nosso deputado estadual não se esqueceu de colocar acima de todas as obrigações o compromisso com a ética e com o uso correto do dinheiro público.



A partir daí, nosso vereador veterano na Rede Rio, Jefferson Moura, assumiu a condução do ato. Em sua explanação, discorreu sobre a estória e simbologia daquele local que escolhemos para nossa atividade. Na Câmara de Vereadores, foi dele o projeto de tombamento do local que só pode ser executado após a quebra do veto do prefeito Eduardo Paes. Jefferson traçou um comparativo da construção da Rede com aquele enorme “mosaico a céu aberto”, construído com ajuda de pessoas do mundo inteiro e que hoje é o segundo local mais visitado por turistas no Rio de Janeiro, ficando atrás apenas do Cristo Redentor. Em seguida, convocou nossa bancada federal a reunir-se próximo ao microfone, fazendo uma breve apresentação dos nossos deputados federais e nosso senador Randolfe.



O deputado federal Miro Teixeira iniciou sua saudação aos presentes falando dos desafios que enfrentaremos, agora que somos um partido institucionalmente legalizado. Bem humorado, disse que apesar do calor, que os cariocas gostam muito de curtir de calção na praia, estávamos todos ali nos sentindo muito bem e que a principal razão para que isto acontecesse é que estávamos todos entre iguais, numa fraternidade sem maiores nem menores, onde todos tem a mesma importância e responsabilidade, afinal, nós somos a Rede.



Nosso líder na Câmara Federal, Alessandro Molon iniciou seu discurso saudando todos os presentes e falando do orgulho de termos ao nosso lado, figuras como o senador Rendolfe Rodrigues e as nossas ex-senadoras Heloisa Helena e Marina Silva. Falou de suas expectativas na condução da nova forma de fazer política, da apresentação do novo à sociedade e que sem dúvida a vocação da Rede Sustentabilidade é anunciar este “novo”, um país mais justo, mais solidário, de oportunidades iguais, sem preconceito, sem discriminação, que valorize sua riqueza cultural e que proteja sua biodiversidade como elemento estratégico para o Brasil do futuro.


Ao final, o belíssimo discurso do senador Randolfe Rodrigues encerrou o ato público, que deixou no ar um gostinho de quero mais e uma excelente impressão do que a Rede Sustentabilidade poderá e deverá realizar, no Rio de Janeiro e no Brasil.

 

Um comentário:

  1. Somos REDE SUSTENTABILIDADE !
    Reinaldo dos Santos Flor- Coordenador do Elo Magé-RJ.

    ResponderExcluir